UM CENTRO DESPORTIVO COM MAIS DE 100 ANOS DE HISTÓRIA.

110 ANOS!!!
Um passado que nos honra, um presente que nos orgulha, um futuro que nos desafia e faz sonhar…
A 10 de Junho de 1910, nasce na Boavista, o Centro Hípico do Porto. Depois de ter estado instalado no Bessa, na fonte da Moura e em Ramalde, é em 1967 que o Centro Hípico do Porto encontra o seu espaço ideal, a sua verdade casa! É em Leça da Palmeira, Matosinhos, que se instala definitivamente.
É aqui que, passo a passo, se foram erguendo as instalações que hoje possuímos e que muito devemos à paixão, empenho e ao sacrifício das anteriores direções, não esquecendo nunca a colaboração dedicada e incomensurável, que sempre tivemos, da autarquia matosinhense, desde que cá nos instalamos.
Como corolário dessa relação e cumplicidade estabelecida desde os anos 60, foi deliberado, em Assembleia Geral realizada a 30 de março de 1995, alterar a designação para Centro Hípico do Porto e Matosinhos.
O Centro Hípico do Porto e Matosinhos teve sempre como principal objetivo a formação, o apoio e colaboração com as instituições do concelho e a ajuda a crianças que, na sua diferença, interagem com o cavalo.
A obtenção de excelentes resultados na hipoterapia, através do trabalho desenvolvido pela AEPM, tem sido um dos grandes motivos de orgulho do nosso clube.
O investimento contínuo na melhoria das instalações e equipamentos para a prática do nosso desporto levou a que muito recentemente tenhamos dotado o clube com um novo piso outdoor, que está ao nível dos melhores do mundo. Presentemente temos condições que nos permitem estar na linha da frente do desporto equestre.
Orgulhamo-nos do que fomos construindo e das realizações recentes, mas continuamos a desejar sempre mais e melhor para os associados, atletas (cavalos e cavaleiros), demais utentes e para o concelho de Matosinhos, que tanto nos ajuda.
A pandemia que se abateu sobre o mundo trouxe muitas alterações ao nosso quotidiano e limitações à forma como frequentávamos o clube. Até ao momento, passamos com distinção e sem problemas de maior por esta fase complicada das nossas vidas.
Os nossos associados mostraram enorme responsabilidade e um espírito de entreajuda e colaboração inexcedível! Todos sem exceção ajudaram, colaboraram e foram de um civismo exemplar. Muito Obrigado a todos!!!
O Centro Hípico do Porto e Matosinhos está com uma dinâmica saudável, cheio de pessoas que gostam de cá estar, com profissionais de enorme qualidade, com instalações dignas de orgulho e com uma vitalidade que nos permite almejar sermos ainda melhores!

Agradecimentos especiais:
– Aos nossos parceiros e patrocinadores;
– À Camara Municipal de Matosinhos;
– À Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira;
– A todos os nossos associados, atletas e amigos;

Finalmente, um ENORME obrigado ao nosso Presidente Honorário e muito querido amigo, Prof. João Mota, por nos ensinar que com vontade, coração e empenho as coisas nascem e prosperam!
Muitos Parabéns CHPM, venham mais 110!!!

Mensagem da direção do clube aos sócios no 110º Aniversário do CHPM – 10 Junho 2020

1910

Fundado

Fundado em 10 de Junho de 1910 na cidade do Porto, o Centro Hípico do Porto teve como primeiro presidente Delfim de Lima, ficando a vice-presidência a cargo de Felisberto de Moura Monteiro. A Direcção que inaugurou a história do clube integrava ainda Fernando de Brito (vogal), Eduardo Fontes Pereira de Melo (vogal), Alberto Martins Macedo Cardoso de Meneses (tesoureiro) e António de Freitas Torres (secretário). O CHP ficou inicialmente instalado no Bessa.

1911/1966

Novas Instalações

(1911/1938) passando depois para a Fonte da Moura (1938/1943) e, mais tarde, para Ramalde (1943/1967).

1967

Leça da Palmeira (Matosinhos)

Em 1967, o Centro Hípico passa para Leça da Palmeira (Matosinhos), numa mudança tornada possível graças ao apoio prestado pelo então presidente da Câmara de Matosinhos, Engenheiro Fernando Pinto de Oliveira, que disponibilizou os actuais terrenos.

1995

Mudança de nome do Centro Hípico do Porto para "Centro Hípico do Porto e Matosinhos"

Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada a 30 de Março de 1995, é aprovada a mudança de nome do Centro Hípico do Porto para “Centro Hípico do Porto e Matosinhos”. João Mota encontra-se na presidência do clube desde 1988 e a actual Direcção integra ainda Carlos Manuel Fonseca, Rui Manuel Ferreira, Ingrid Maria da Costa, Mário Castro Lima, Rui António Prata de Melo, Rui Manuel Gonçalo e Fernando José Moreira, como directores. A Assembleia Geral é presidida por Manuel Maria Pimentel Barbosa, tendo como vogais, Maria João Carvalho Araújo Moreira e Marco de Sousa Faria Mello. João da Rocha Oliveira e Silva preside ao Conselho Fiscal, que tem como vice-presidente Tiago Araújo e como vogal Pedro Nunes. Diariamente, o clube vai abrindo novos caminhos, dignificando uma história já com mais de noventa anos. As estruturas do Centro Hípico não param de crescer em espaço, diversidade e qualidade; as provas organizadas no campo ou nos picadeiros de Leça da Palmeira estão entre as mais bem cotadas do País; o número de instrutores de renome a exercer actividade particular no clube é já significativo; a escola de equitação abre-se às crianças do concelho onde se insere através do programa “Férias Desportivas”, por protocolo celebrado com a Câmara de Matosinhos, -e aulas de hipoterapia às Associações “APPACDM” de Matosinhos e “ALADI” de Lavra. A vertente social e familiar do clube acentua-se cada vez mais. Os jovens campeões formados, na sua maioria, pela escola de equitação do CHPM vão surgindo, e a sua evolução na modalidade pode agora ser feita dentro das instalações do Centro.

CONCURSO HÍPICO NO CAMPO DO BESSA

Alfredo Nunes de Matos – Produtor executivo Invicta Film (1910-1928) – companhia produtora Portugal, 1913
Género: Documentário

Duração: 00:05:07, 16 fps
Formato: 35 mm, PB, sem som
AR: 1:1,33
Descrição: Imagens não montadas. Planos sucessivos da assistência. | Unedited footage. Successive shots of the event’s public. Detentor de Direitos: Por favor contacte a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para obter informações sobre os detentores de direitos. | Please contact the Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema for information about the rights holders.

ID CP-MC: 7000142