Protocolo de Contenção do EHV-1 no CSN-B

Este Protocolo de contenção do EVH-1 visa implementar um conjunto de medidas e procedimentos de forma a prevenir a disseminação do EHV-1, durante o CSN-B dos próximos dias 30 de abril a 2 de maio 2021. Com isto procuramos garantir a segurança e bem-estar dos equinos que participam nos Concursos de Saltos e de alguma forma contribuir para que os mesmos possam ser realizados.

1. Antes do Concurso

Nos dias anteriores ao concurso deverá estar atento à presença de sintomatologia, tais como febre e alterações neurológicas. Antes de se deslocar às nossas instalações deverá verificar que no passaporte/livro de identificação, as vacinas estão em dia.

Deverá comunicar à comissão organizadora o grupo de cavalos que se deslocará para o concurso para que se possa organizar a documentação necessária.

2. Chegada ao CHPM

No momento da chegada têm de ser entregues todos os passaportes dos cavalos presentes no veículo em que se deslocam às instalações do CHPM.
Após o desembarque será efetuada a medição da temperatura dos equinos por alguém certificado, antes de serem colocados nas boxes. Caso apresentem temperatura superior ao normal terão que ficar alojados nas boxes de quarentena.

3. Durante o Concurso

Durante o concurso haverá controlo de temperatura pela mesma pessoa responsável do dia da chegada e será registada a temperatura 1 vez ao dia, sendo preenchido um formulário específico para o efeito.
Caso verifique alguma alteração do estado de saúde do seu equino deverá comunicar aos comissários a situação e proceder conforme as instruções dadas.

4. Após o concurso

Após o fim do concurso terá que haver um ultimo controlo de temperatura nas 8 horas anteriores à saída, sendo que os passaportes só serão entregues (em conjunto) à pessoa responsável pelos equinos/transporte dos cavalos, após esta ultima medição.

Pode descarregar o protocolo de contenção aqui.